segunda-feira, fevereiro 15, 2010

"enquanto houver uma saída...força!!!"






E se tu olhares,
durante muito tempo,
para um abismo,
o abismo também olha para dentro de ti.
...............


de Friedrich Nietzsche
...........
A vida não é mesmo nada fácil.
É uma viagem longa e demorada, feita por estradas boas planas e rectas, mas tb por caminhos ruins e perigosos.
As vezes tropeçamos em pedras que nao deviam estar ali.
Outras vezes aventuramo-nos e saímos da rota e perdemo-nos.
Outras vezes chocamos com outros que por acaso cruzaram connosco.(Desses embates, algumas das vezes saímos mt feridos e machucados.)
E de vez em qd caímos, estatelados, nos buracos que todos os caminhos têm...
Eu já caí em varios e em alguns permaneci mt e mt tempo.
Hoje eu sei que por onde caímos... nós podemos sair.
Se demorarmos mt, claro que essa entrada/saída vai ficando mais aquem de nós e de nossas capacidades fisicas de a passar.
Mas o que eu aprendi sobre buracos é que enquanto houver um ponto de luz lá fora, nós não devemos nunca tirar os olhos dele, e logo que nosso corpo esteja recuperado e forte, devemos, passo a passo, ir em direcção a ele.
Podem ser passos pequeninos e cambaleantes ou passadas grandes e decididas... Pq cada um segue do seu jeito....

Caímos, levantamo-nos, volatamos a cair uma e outras vezes, a vida é isso, até um dia em que o buraco nao tem mais saída apenas pq a nossa viagem terminou.
Para quem acredita que a vida é eterna e vamos "ressuscitar" novamente (ok, emendo: nosso espirito vai voltar em outro corpo...) até que não ha que ter medo de deixar que os buracos com saída nos engulam e nos aniquilem.
Para quem, como eu, acredita que nós somos apenas materia e energia e que a vida é unica e irrepetivel, os buracos sao mesmo obstaculo a ultrapassar, deixar para trás, etc e tal!!!
(Pq apesar de neste post eu so falar de buracos e afins, na nossa viagem nós tb encontramos flores, e céus azuis, e pisamos areia quente e entramos no mar, e desenhamos nossos sonhos nas nuvens brancas que vagueiam por cima de nós, e e e e e)

...................................

Nós não somos nada de especial neste universo imenso, que afinal ainda nem sabemos se é finito ou infinito, nem conhecemos sequer uma minuscula parte dele.
Mas a nossa vida é especial, sim. Para nós se tivermos amor a ela, e para os que nos sao proximos e têm amor a nós.
Milhentas pessoas continuam a procurar desvendar o ser humano e a encontrar razoes para o sobrestimar em relaçao a tudo o resto que é vida.
Para mim, nao ha diferença nenhuma a nao ser essa: o amor.
O que ama e é amado,Vive, importa e vale.
O que nao ama e nao é amado, existe, somente.
Seja uma pessoa ou seja uma erva da borda da estrada.
...........................
fatima

2 comentários:

Anónimo disse...

Gosto mt da tua reflexão, e concordo.
Mas a vida tem que ser assim mm com buracos e obstáculos, senão o q andaríamos aqui a fazer?, não tería-mos objectivos nem opturnidades para aprender.
Só depois de saírmos dos "buracos" poderemos ver as flores cá fora, as nuvens no céu e sentir o sol a beijar-nos a pele do rosto. Qd chegamos cá acima gostamos, apreciamos e enchem-nos sentimentos de Amor e Paz. Assim, um dia que voltarmos a sentir um obstáculo, ou a caír num buraco, já sabemos o que nos espera lá fora, já aprendemos e já temos objectivos q queremos alcançar - quero afundar de novo os meus pés na areia macia e escaldante da praia, quero q ela me volte a queimar.
Mas tens razão, o Amor é a força impulsionadora do universo, que faz mover barreiras e destruír obstáculos, que nos faz mover a nós, que traz sentido á vida e que por fim tudo justifica.
E COMO VALE A PENA O AMOR!!! Afinal só o amor (e arte) compenssam o facto de termos nascido.
Beijo de irmã para ti
KERLI

Anónimo disse...

As pessoas sensatas evitam os buracos. Tu és insensata demasiadas vezes. Beijo e saudade.