domingo, julho 02, 2006

eu: bla bla bla bla

Gostei de ver a selecção portuguesa de futebol ganhar.


Acho que os jogadores estão de parabéns, o treinador está de parabéns, a equipa toda está de parabéns. Acho que o Ricardo esteve excepcional na baliza e que merece ser reconhecido por isso.


E pronto. Depois de uns minutos dispensados a um jogo da bola eu volto às coisas que realmente gosto.


Ok, ok, da mesma maneira que eu gosto de ouvir música, outras pessoas gostam de ver jogos de futebol. Até aí eu entendo. Já não entendo a quase obsessão nem a euforia desmesurada. Me desculpem.


Um amigo argumentava comigo e me dizia que há 5 anos atrás as pessoas não sentiam tanto orgulho por serem portuguesas, não se gostavam tanto, não saíam de casa vestindo camisolas estampadas com as cores de nosso país, bla bla bla….


Pois. Por causa do euro 2004 e por causa do mundial 2006??


Eu, honestamente, há 5 anos atrás sentia-me bem mais feliz por viver neste rectângulo ensolarado.


Os outros não sei, mas a mim, há 5 anos atrás, a vida era-me mais fácil, e eu vivia melhor.


Estaria sim orgulhosa de meu país se o nível de vida melhorasse para a grande maioria.


E na verdade os meus heróis são as pessoas que de noite estão a cozer o pão que eu vou comer quando acordar. São os homens que arranjam nossas estradas faça sol, chuva, muito frio ou muito calor. São os médicos que cuidam de minha filha quando eu a levo ao hospital. Etc. Etc. Etc

Claro, eles fazem o trabalho deles e são recompensados monetariamente por isso. Tal e qual como os jogares da bola. Acontece que a recompensa monetária de uns e outros é incomparável, e isso em minha opinião é injusto. E claro que os jogadores de futebol têm outras recompensas além das monetárias que eu também acho que não se justificam. Outras, a outras pessoas, fariam muito mais sentido…


É só a minha opinião.


É muito bom olhar pessoas felizes.

Se os meus vizinhos não estivessem felizes hoje, seriam outros, numa ilha mais distante, os alegres e contentes… Por isso…


Quanto ao nacionalismo: eu compro maçãs portuguesas e nunca espanholas. Pela razão egoísta de querer ajudar os mais próximos.


Mas, quem dera a mim Afonso Henriques nunca se tivesse zangado com a mãe…



Este é o meu blog e eu escrevo o que me apetece. Não tenho que agradar. Meu bem maior, é minha liberdade.


Não sou carneiro no rebanho por orgulho parolo mas apenas porque o rebanho não procura os pastos que eu mais gosto…


Cuidem-se muito e bem
.






fatima


5 comentários:

Anónimo disse...

Olá, fatinha.
penso que me identificas por este nome...
Em relação ao que postas, sinceramente, não me parece o teu estilo de critica, acho que se notam algumas influências.
Apesar de, em parte concordar contigo, devemos lembrar que eles ganham o que os clubes (em ultima análise os sócios) lhes querem pagar de livre vontade e se olhares para outras actividades no mundo das artes, encontras muitos outros casos idênticos: Pintores, escultores, escritores e até os teus tanto apreciados músicos.
Já pensaste quanto ganhou JK Rowling com as histórias do Harry Potter ? ou George lucas com a guerra das estrelas? será que é merecido? Eu realmente não sei, mas de uma coisa não tenho dúvidas : Foi o que estivemos dispostos a pagar.
Os que me preocupam realmente são os que conseguem tudo isso, não com méritos, mas com recurso a subterfúgios menos claros e honestos, em que o pagador não tem opção de escolha, porque “contribuir é uma obrigação” .
Está lindo, este teu cantinho, embora goste mais do outro...
Um beijo.

* disse...

refilona!
admite que as pessoas andam mais contentes cantam o hino e põem bandeiras nas janelas...por causa do futebol!

soslayo disse...

just me an ordinary girl:

Não penses que eu não estou de acordo contigo!? Totalmente! Mas como gosto de futebol, pois se gostasse de uma coisa só, não tinha piada, né? Ao menos durante este dias temos com que se preocupar sem ser com as falcatruas e falta de humanidade dos políticos e com a depressão em que vive o nosso país e os portugueses!!! Assim, damos uma de Idiota consciente e que se lixe o resto mas, eles que nos aguardem... Um beijo.

Anónimo disse...

Here are some links that I believe will be interested

Anónimo disse...

I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»