quarta-feira, janeiro 24, 2007

"Ups! Desculpa-me, sim?"

“As desculpas não se pedem, evitam-se.”

Pois, pois, pois.


Esta é daquelas frases mais que batidas e estafadas por todos nós.


Emendo: por (quase) todos vós!


Sim!, porque de mim, muito dificilmente a ouvirão.


De mim, ouvem frequentemente o fatal:


- desculpa-me.


Nas situações mais melindrosas :


- desculpas-me??

E, claro, estou sempre convicta que sim, vou ser perdoada.


E não apenas por convencimento ou arrogância, meus.


A principal razão é aquele velho e tão nosso conhecido hábito de julgarmos os outros à “nossa imagem e semelhança”.



E eu, desde sempre que pratico essa tão nobre arte do: perdoar.


( aqui um parêntesis para enfatizar que aqui falei meio a brincar: nobre arte…)


Quando alguém se comporta menos bem comigo eu fico completamente furibunda!!


E logo de imediato, não consigo calar e, ralho, ralho, ralho ( aqui não utilizei o termo discutir pq geralmente deixam-me a falar sozinha e para acontecer uma discussão são precisos dois intervenientes).


Entretanto sou capaz até de falar um pouco alto demais (ok, ok: gritar), de bater com as portas (esta parte acontecia mais em casa de meu pai) e de deitar umas coisitas ao chão….



……
(uns minutitos, ou horas, ou no máximo uns dias)
…..


E passou-meeeeeeeeee.


Quero dizer: passou de facto, a fúria e a mágoa.


E mais tarde até é provável que esqueça mesmo (questão de sobrevivência, saúde mental, memória caprichosa, sei lá).



Dito isto, importa acrescentar o mais importante:



- Não tenho paciência nenhuma para os rancorosos, orgulhosos e perfeitinhos , desta vida!!!


Todos sem excepção falhamos! Falhamos connosco e com os outros.


Não vou aqui desfilar todos os erros mais frequentemente por nós cometidos mas se os designamos por erros é porque são atitudes nossas que magoaram ou prejudicaram alguém.


Ok, ok, há actos imperdoáveis.


E eu não discuto o que é perdoável para uns e outros.


Apenas afirmo e reafirmo: aquilo que eu perdoo a todos e mais alguém, perdoo a mim própria quando acontece eu fazer o mesmo….



Fiquem bem (e tentem felizes),


fatima

3 comentários:

as velas ardem ate ao fim disse...

Desculpo.Foi muito sentido.

bjos

ruth ministro disse...

Perdoar é, de facto, um acto nobre... quando possível... é horrível saber que não vamos conseguir perdoar alguém jamais...

Beijinhos

Anónimo disse...

As desculpas não se pedem evitam-se...isso é o que eu digo ao meu "carrapato" sempre que ele põe o pé na poça...ele lá vai aprendendo mas também lá vai pondo á prova a minha capacidade de perdoar ou ultrapassar ou esquecer. A verdade afinal de contas é que é tanto o que eu tenho aprendido com ele! (até já quase não sei amuar, isso desxa-me um pouco nostálgica, afinal as coisas já não são como eram antes)

Beijos especiais de irmã

Kerli