terça-feira, fevereiro 06, 2007

Aborto, SIM


Neste blog eu vou registando uma parte de mim.

Sou selectiva nas partes que vou mostrando por isso quem não me conhece de verdade, aqui também não terá oportunidade de conhecer o meu todo.

Mas hoje vou-me expor um pouco mais. Talvez vá chocar alguns. Desapontar outros. ..
Vou falar do Aborto.

Sou a favor do Aborto, claro.

E começo por dizer que apesar de ter nascido e crescido numa família católica, hoje eu não tenho fé em deus nenhum nem creio em qualquer religião.
Por isso, sinceramente não vejo a Vida como algo de sagrado.
“Vida: vários biliões de células com capricho de serem nós por algum tempo”. Li esta frase há mais de 20 anos em algum lugar e nunca mais a esqueci.
Vida para mim é mesmo só isso, Células vivas e saudáveis, que juntas fazem órgãos, tecidos, líquidos, etc: o nosso corpo vivo!
Sendo assim, o coração é apenas um órgão como qualquer outro, talvez o mais vital, sim, mas mesmo assim um órgão feito de células tão importantes quanto quaisquer outras.
VIDA, coração que bate, sangue que circula, pele que respira, etc etc, é algo de muito admirável, para mim.
Mas o que me comove, me emociona e me apaixona, não é Vida. É sim o SER VIVO!
As pessoas, que eu olho, e oiço, e toco, e sinto. E que eu sei que olham, tocam, ouvem, sentem, pensam!
Os animais que eu olho, e oiço, e toco, e sinto também.



Os seres vivos, não são apenas corações que batem, para mim..
São seres muito mais completos, com percepção de si próprios,. Talvez a sua importância para mim se faça distinguir pela complexidade do seu cérebro. O cérebro do ser humano distingue-se por ser mais complexo e por ser capaz de efectuar maior numero de tarefas. Talvez algumas dessas tarefas sejam as emoções e os sentires….
Adoro pessoas.
Também adoro outros seres vivos. Mas as pessoas são-me os de mais importante…
Por mim, vivíamos todos felizes e contentes por aqui, ajudando-nos uns aos outros, cuidando uns dos outros, sendo felizes um bocadinho, todos nós.
Infelizmente eu olho à minha volta e reparo que não é assim.
Reparo em muitas dores e mágoas e fome e sede e frio.
E penso, existem vidas que não valem a pena. Existem vidas que são quase só dor. Existem vidas que não são nunca alegria, bem estar, felicidade.
E quem somos nós para decidir que essas vidas têm que ser, estar, acontecer??
Só porque resolvemos em nós (talvez até para nos facilitar os raciocínios e ilibar da nossa inacção) que a vida seria algo de sagrado e estava acima de tudo?
Não vale a pena me dizerem que estou errada, que a vida vale sempre, bla bla bla.
Eu sei que a vida nem sempre vale a pena! Eu sei que muitas pessoas preferiam não viver.
Claro que é duro para muitas pessoas aceitarem isto que acabei de dizer.... Paciência!, para mim são pessoas que estão fechadas. Que não aceitam ver todos, ouvir todos, sentir todos.


Eu sou a favor do Aborto porque doem-me as dores, os problemas, as dificuldades das PESSOAS.
Vidas que se resumem a isso: dores, problemas, dificuldades, é melhor que não aconteçam!
O nosso dever e obrigação não é preservar a vida acima de tudo. É cuidar, amar, proteger as pessoas que vivem e todos os outros seres vivos. Fazer com que a vida deles valha realmente a pena!!
Um feto é vida, mas não é ainda pessoa. Sinto muito, mas é assim que eu penso.
Fico-me por aqui.
Esperem.
Vou relembrar apenas que nenhuma mulher faz um aborto por capricho e leviandade. Abortar dói. Algumas dores passam com o tempo, outras, nunca.
E relembrar também que sim, existem os métodos anticoncepcionais, mas mesmo os utilizando muitas gravidezes acontecem.
E relembrar que há dinheiro para salas de chuto.

E relembrar que a educação sexua, é um facto quel não chega nem a todas as escolas nem a
todos os lares, infelizmente e culpa nossa.

Fico-me por aqui apenas porque já está um texto muito longo, mas ainda teria muita coisa para dizer.


fatima

7 comentários:

as velas ardem ate ao fim disse...

Simplesmente vou votar sim.

(o convite está aceite depois falamos)

bjinhos

Bernardo Kolbl disse...

Cumprimentos da família PR. O primo.

ABORTO NÃO. Já cá andam muitos.

Lia disse...

Nem uma única das tuas palavras me chocou, pelo contrário. Chocar-me-ia talvez se visse expressa uma opinião diferente da que aqui expressas.
Concordo em absolto com o que escreves.
A questão não é se somos ou não a favor da vida, mas que se somos ou não a favor da condenação da mulher por ter tomado uma decisão, já por si difícil e complicada.

Estou do teu lado.
A favor da mulher.

Beijinhos

Bernardo Kolbl disse...

Bom dia.

OLHAR VAGABUNDO disse...

voto sim...
beijo vagabundo

Anónimo disse...

Concordo com a "lia" a 100%.

Claro que sou pelo sim ao aborto, mas valorizo a vida muito muito, e sofro também muito muito com o sofrimento dos outros.
Ora bem, tenho é que dizer que não me identifico com a nossa legislação, nem de perto. Não concordo com a questão "sim ao aborto?" simples e seca como andam por aí a brincar com ela.
TRATA-SE DE FACTO DE UMA QUESTÃO MUITO PESSOAL E INDIVIDUAL.
PENSO ATÉ QUE NEM DEVIA EXISTIR LEI NENHUMA A REGULAR ISSO.
QUANDO SE FAZEM CASTELOS DE LEIS POR CIMA DE FUNDAÇÕES FRÁGEIS OU INEXISTENTES, O RESULTADO É UMA CONFUSÃO DE ARGUMENTAÇÃO QUE SÓ INDUZ A MAIS POSIÇÕES EXTREMADAS.

EXISTEM HOSPITAIS,PSICÓLOGOS E ASSISTENTES SOCIAIS, SERVEM PARA QUÊ???????????

TAMBÉM ME DÓI MUITO VER TANTA HIPOCRISIA.

Só Pó...

Anónimo disse...

una lastima por ti, mejor hubiera sido q tu mama sea una abortiva y q te haya abortado para q hayas existido!!!!!!