terça-feira, janeiro 20, 2009

....




Palavras, são faceis.






Por serem fáceis enchemo-nos delas, envolvemo-nos com elas, rodeamo-nos por elas…





E usamos as palavras para nos mostrarmos aos outros: escolhemos quase sempre as mais bonitas quase como escolhemos a camisola que gostamos mais e que, pensamos, nos fica melhor.


Usar as palavras é na verdade fácil demais.


Por isso são demasiadas as vezes em que abusamos delas.


Falamos coisas tão certas e tão agradáveis, escrevemos outras tão, mas tão bonitas, que quase que nos embriagam e, ate deixamos que preencham vazios que existem em nós…





O que eu sei é que existe muito para além das palavras que lemos e escutamos.


E existe de tudo!


É preciso estarmos muito muito atentos:

Há quem não tenha palavras bonitas para nos dizer e no entanto faça coisas magnificas para e por, nós.

E há quem nos envolva de palavras doces mas que nada mais tem para nos dar.


São importantes as palavras, mas não tão importantes quanto os gestos!





Estou a escrever estas linhas e a pensar em mim própria, afinal.

Porque são tantas as vezes que elaboro pensamentos bonitos e acertados que depois não consigo concretizar.

Pior, algumas vezes minhas atitudes são exactamente o oposto das minhas palavras.

E não eram palavras mentirosas!, eram sim, palavras fáceis demais!!


Podemos registar para o futuro palavras bonitas, isso é fácil.

Difícil é embelezar o momento presente, o nosso e o das pessoas que o estão a partilhar connosco…


Sempre quis, ou desejei, saber escrever bem e bonito. Apenas porque ler é dos meus maiores prazeres, penso. Mas hoje esse já não é um anseio meu.

Agora apenas resta em mim o desejo de ser melhor e, fazer mais e melhor, por mim e por tudo o que, como eu, hoje aqui e agora!, vive, respira, sente….


Espero conseguir. O resto, inclusive este blog, são futilidades dispensáveis para onde canalizarei apenas o que sobrarem de minhas energias.



Espero que desta, não sejam apenas mais palavras minhas!

:-)





fatima



6 comentários:

as velas ardem ate ao fim disse...

Agora apenas resta em mim o desejo de ser melhor e, fazer mais e melhor, por mim e por tudo o que, como eu, hoje aqui e agora!, vive, respira, sente….


Apenas...Tu disseste tudo!Eu quero fazer o mesmp..

um bjo

nat. disse...

tento, mas hoje... nem palavras saem... nem bonitas, nem feias...

estou nua de palavras...

mas quero chegar novamente ao
"desejo de ser melhor e, fazer mais e melhor, por mim e por tudo o que, como eu, hoje aqui e agora!, vive, respira, sente…".

Beijinho grande!

mfc disse...

Com as palavras podemos construir tudo... e até sonhos!

irineu xavier cotrim disse...

gostei do blog.os poemas - as palavras...

irineu xavier cotrim disse...

gostei do blog.os poemas - as palavras...

Anónimo disse...

já li este post várias vezes e ainda não o entendo mt bem, ainda não percebi a sua essencia. Palavras, palavras, palavras, ditas,gritadas declamadas e sussuradas. Palavras que nos fazem rir, chorar, que nos emocionam ou nos fazem gritar.Palavras que são poemas, prosas, odes, versos,livros,histórias. Palavras que sentimos, que ouvimos e até que vemos. Palavras que nos fazem dançar, que nos apetece cantar, que nos ensinam, nos fazem saber, que desejamos nunca mais esquecer. Palavras que magoam, que não queremos ouvir, que não queremos saber, que queremos esquecer ou que queremos que nem sequer existam.

Palavras são palavras, o que nos une, e me faz entender, que se a palavra existe para unir os homens, os animais, os planetas, as galáxias é porque o universo não nos pode ser indiferente como nos diz (e eu não acredito) o meu saudoso Carl Sagan.

Eu por mim acalento o desejo de um dia, no futuro, conseguir ser suficientemente inteligente e madura para fazer com elas algo que me realize e me faça Feliz, mas isso é um sonho meu, neste momento estou tão vazia de ideias como de palavras.

Em contra partida, o meu marido que não é de todo um homem de palavras, este Natal valeu-se das palavras de outros para me encher a alma, houve algumas que me tocaram em perticular e que eu tenho reciclado insessantemente no meu espirito e na minha mente (hoje apetece-me partilhá-las contigo) -
"e desde então, sou porque tu és
e desde então és, sou e somos...
e por amor serei, serás, seremos..." Pablo Neruda

Palavras para quê? Eu fiquei sem PALAVRAS.

Beijos especiais de irmã

Kerli