sexta-feira, setembro 25, 2009

.....







Se toda a gente nao for uma beleza, entao ninguem é (Andy Warhol).



Uma das minhas frases preferidas.



Uma de minhas maximas de vida, que durou 38 anos.



Sou daquleas pessoas que acredita apenas...no acaso.


As coisas sao e acontecem pela conjugação de factores tantos e diversos que nunca conseguiremos uma explicaçao completamente verdadeira e acertada.


Por isso, eu, simplista, resumo tudo na minha palavra magica: Acaso.



Mas houve sempre algo em mim, mais forte que toda a minha racionalidade, que me fazia acreditar no... equlibrio.



Tudo o que é vivo, está em equilibrio:



O universo. O sol, a nossa estrela poderosa. O nosso pqn planeta. A nossa atmosfera. Os nossos oceanos florestas desertos e pantanos... Eu vocês a lagartixa que atravessa agora a estrada e a arvore que deixa cair as folhas pq proximos meses nao vai precisar delas...



Vida é equilibrio.



O desiquilibrio é o fim, a morte.


E as pessoas tb sao equilibrio. Não ha pessoas boas nem más, nem bonitas nem feias.



Há as deficiencias. Pode-se nascer com um braço a menos, uma arteria do coraçao menos funcional, ou um qq problema no cerebro que é um orgao como qq outro.


E era assim, deficiencias graves a nivel cerebral, que eu entendia algumas das atrocidades e/ou patetices inexplicaveis que alguns cometem.



Tenho uma facilidade tremenda em gostar das pessoas e acho que é por pensar assim, como acabei agora de descrever.



Qd alguem me irrita pq tem atitudes que eu nao aprecio ou jeitos que eu nao gosto mesmo, eu penso para mim: Não sejas injusta e nao penses mal, esta pessoa de certeza tem n caracteristicas que tu aprecias, so precisas de as conhecer.



Todos temos o bom e o mau. Alem de que o bom e o mau, tb é subjectivo.



Eu nao aprecio pessoas picuinhas com mania de arrumaçoes e de tudo “direitinho arrumadinho limpinho etc e tal”. Para outras pessoas isso é uma qualidade brutal e de louvar...



Feio e bonito? Mesma coisa.



Eu acho bonito cabelos desgrenhados e naturais, ha quem so goste de cabelos lisinhos brilhantes e acabados de serem esticados durante horas no cabeleireiro.


Enfim, resumindo e concluindo, tudo é compreensivel, todos sao compreensiveis, com esforço tempo e paciencia todos saogostáveis”(peço desc se inventei esta palavra).



Mas hoje, começam as minhas duvidas e coloco tudo isto em causa.



Ha pessoas que matam, e nao sao doentes. Conheço uma pessoa que matou a mae por razoes futeis e vis.



Ha pessoas que mentem apenas pq gostam mais de si proprios que dos outros, e nao gostar nem respeitar ninguem é algo horrivel e grave demais. Tb conheço.



Ha pessoas que roubam apenas por ganancia e vaidade, nao por necessidade. Tb conheço.



E , sinto muito, mas nao encontro nada, pelo menos hoje, que me leve a considerar que estas pessoas possam ser equilibrio. Nao lembro de nada, que possa compensar tamanhas falhas...





Talvez afinal, haja mesmo pessoas mais “bonitas” do que outras e eu tenha vivido 38 anos enganada!



Ando a pensar sério no assunto.
Quem quiser me dizer coisas sobre... deixe comentario ou escreva para meu mail, eu AGRADEÇO, pq preciso muito aprender mais mais e mais


.....


fatima

7 comentários:

PjConde-Paulino disse...

Fatima... en cada dia gosto mais de te observar atentamente: Porque afinal viajo no teu coração!

"Tenho uma facilidade tremenda em gostar das pessoas e acho que é por pensar assim, como acabei agora de descrever.
Qd alguem me irrita pq tem atitudes que eu nao aprecio ou jeitos que eu nao gosto mesmo, eu penso para mim: Não sejas injusta e nao penses mal, esta pessoa de certeza tem n caracteristicas que tu aprecias, so precisas de as conhecer.
""

Beijinhos

Pj

mfc disse...

Não te esqueças que um pouco de desiquilíbrio também nos faz muito bem!

Alexandre disse...

pareces-me bem. para melhor opinião, é favor tirar as mãos da boca. :)

Alexandre disse...

pareces-me bem. para melhor opinião, é favor tirar as mãos da boca. :)

Alexandre disse...

acho que há algum eco, por aqui... ;)

Anónimo disse...

Não tenho nada para te ensinar, mas eu acredito no bom e no mau, na inocencia e na premeditação,no simples e no complexo, na beleza e na fealdade, e acredito tb q os opostos existem p q possa haver equilibrio no universo.
Se não houvesse uma "escala" entre o bonito e feio quem poderia apreciar a beleza?, se nós fossemos todos belos quem se poderia apreciar a si próprio ou ao outro, e se assim fosse seria um enorme desperdício de beleza. Mas se eu actredito q os opostos existem então tb acredito q neste mundo tudo é possível, e sabes uma coisa? - ainda bem.

Beijos meus para ti
Kerli

Anónimo disse...

Ao começo, situa-se pela a ingenuidade e na tolerância, a capacidade de aprender, mas ao surpreenderem-nos pelos factos quotidianos perdemos também um pouco daquilo que acreditava-mos, e apesar disso, existe a esperança de lutar por algo melhor, ao tentamos contornar tais incómodos em consciência, isso obriga a valorizarmos os outros.
Uma das primeiras lições, é que nada é fácil só por ser fácil, e que tudo que acreditamos não podemos descartar, só pelo medo de ficarmos sós.
A integridade tem que ser construída, não para ser flexível ao momento, mas para crescer connosco.
Não sou um simplório moralista, mas todas as tormentas sentidas, valem por lutar por valores. Com isto termino, e tendo pena de me ter desiludido, vejo a precariedade que alguns confiaram pela singularidade do momento. Em vez de lutarem por Serem, deixarem-se ofuscar pelo palco do Terem. Os mais Pobres são aqueles que perderam o seu ser, julgando-se ricos por contrastar na tristeza dos outros. Porque a pobreza imposta numa condição de vida, é a vergonha de todos os outros pobres de espirito. Resumo o valor dos "pobres de espirito"; como.. ver Cegos, que cruzam-se no vazio diário dos olhares de muitos, mas tão só .. por impor valor às suas Sombras.