domingo, janeiro 03, 2010

Avatar de James Cameron



Avatar

Adorei o filme, e quero vê-lo outras vezes, e é o que tenho dizer sobre!

Deslumbrei-me com Pandora!, achei bonito demais aquele mundo.


E lembrei de todos os mundos que eu, esporadicamento, imagino, fantasio, invento, só para mim.



Pandora, é como que a concretização desses meus delírios! E, por isso mesmo, Avatar, mais que tudo, fez-me sentir realizada e satisfeita. :)

Pq houve aquela época, algures na minha adolescência, em que devorei alguns livros de fantasia, (nunca nunca esquecerei a trilogia de Taran, por ex) e desde então ficou em mim aquela apetência por mundos paralelos ao nosso mundo, por seres em nada, ou mt pouco, semelhantes a nós próprios, por formas de vida que não cabem neste nosso habitat (que, eu sei ,já é imenso e rico e variado...).




Tenho lido algumas criticas menos boas, sobre o Avatar. Principalmente acerca da historia, que dizem ser um pouco banal, sem originalidade, cheia de clichés.



Sim, não é uma historia muito rebuscada...

Mas, e depois? Só o que é demasiado complexo, ou arrojado, ou mesmo rebuscado, é que vale???


Eu penso que não. Vejo tanto filme e leio livros (ou começo a ler...) em que as historias são tão complexas, irreais, indefinidas, etc e tal, que me maçam por demais e me desinteressam de imediato.




Sou uma pessoa simplista e, para complicado, já me chega a minha vida, a minha pessoa, e a grande parte das pessoas que me rodeiam e eu conheço....



A vida, a minha vida, a nossa vida, sim!, é cheia de mistérios infindáveis, e de complexidades inefáveis.



Por isso, no cinema, num livro, num poema, eu tb não aprecio mt o óbvio mas gosto do perfeitamente compreensível!





Por acaso, neste caso, a historia tb me empolgou. Mesmo depois de ler tantos livros e de conhecer tantas historias, eu não sabia o que iria acontecer a seguir... Nem como terminaria.




OK, acabou tudo em bem e foi mais um romance de amor com final feliz!!




Os outros falam em clichés!



Eu falo: fixe! que não é assim na vida real, que me façam feliz os filmes!!! ;)





Avatar, levou-me para um mundo bonito, belo mesmo, relembrou-me coisas que são importantes, atrevo-me mesmo a dizer, URGENTES, e penso que aí tb vale a simplicidade da história: é que assim, toda a gente que vai ver o filme, de certeza que vem "com o comprimido tomado", ninguém, nem mesmo o adolescente mas macatumbo vai deixar de compreender a mensagem e/ou conseguir ignorá-la!!






Parabéns e muito obrigada a James Cameron!!!


...............


fatima

1 comentário:

Anónimo disse...

Também adorei Pandora e gostava imenso de ir lá passear, e ver luzes que se acendem debaixo da minha pegada, ver árvores que se iluminam e que podem mostrar (aqui talvez só aos que sabem entender), a essencia dos seres vivos, e ver um povo que habita um planeta em perfeita simbiose com a sua natureza.. sonhar é tão boommm!!!
Se este projecto foi o sonho da vida do JC, então quanto valeu a pena sonhar.

Beijos meus, cheios de fantasia para a criança sonhadora que habita em ti.

Kerli