domingo, setembro 12, 2010

"penso, logo existo" , ate posso estar a pensar mal, mas....


Há dias um menino pequenino disse-me que o tubarão é um peixe mau.
E eu expliquei que não, não é um peixe mau, é apenas um peixe mt grande com uma barriga mt grande que precisa comer mt mt para enchê-la e ficar sem fome…

E expliquei que há peixes que comem algas, as ervas do mar, e peixes que comem outros peixes.
Como há bichos aqui na terra que comem plantas e outros que comem outros animais.
Cada um come o que precisa…

Na natureza não há o bom e o mau. Existe a diversidade. E uma excepção: o homem!

Distinguimo-nos pelo nosso cérebro que evoluiu mais e mais, tornou-se mais complexo e funcional.
É extraordinário e maravilhoso! as coisas que somos capazes.

Raciocinamos, comunicamos, criamos, construímos, fabricamos, sonhamos, amamos…

Mas, tb somos maus e fazemos maldades… coisas pequeninas e sem jeito nenhum, monstruosidades tremendas, enfim, tudo coisas que nenhum tubarão feio de dentes grandes e afiados e de olhos grandes e esbugalhados!!!
(Ao menos que tenhamos consciência disso ao ajudar a crescer as nossas crianças e não ensinarmos a elas coisas erradas acerca do bem e do mal...
Sao estes pormenores que me levaram a mim a crescer com quase ódio aos vizinhos espanhois, que levaram outros a detestar e ter medo dos ciganos, a outros a ter fobia de cobras, etc etc etc)
*
fatima
Nota: claro que essa dos espanhois ja me passou!!

1 comentário:

su disse...

essa dos espanhóis é típica lol :)

adorei a tua forma de explicar que na natureza não animais bons ou maus [excepto o homem e nisso estou completamente de acordo contigo... infelizmente, é assim.] esse menino pequenino tem sorte de te ter por perto. és muito querida.

um beijinho muito grande para ti...