quarta-feira, julho 18, 2012

de volta a assunto sérios...


Estou sempre a ouvir dizer que temos que cuidar do planeta Terra, pq ele, coitadinho, é vitima de maus tratos nossos...
Destruimos, sujamos, desfrutamos de tudo a nosso bel-prazer como se fossem "coisas nossas".
Pois, mas eu acho que não devemos nos preocupar tanto com a nossa casa e mais connosco próprios e restantes habitantes dela.
O planeta ja tem de idd, dizem os sábios..., cerca de 4,5 biliões de anos e parece que ainda está a meio do percurso.
Com árvores ou sem árvores, com água, petróleo e carvão ou não, o planeta lá chegará a velhinho e um dia desaparecerá pq o Sol tb terá um fim ou pelo menos deixará de ser estrela. E sem estrela é que o planeta não tem hipóteses...
A espécie humana habita a Terra, diz a wikipedia, há cerca de 200.000 anos. Poderá finar a qq momento, tal como aconteceu com os dinossauros. Além dos acasos a que o Homem é alheio poderá ser ele mesmo a cuidar de seu próprio desaparecimento. Aliás, ja é culpado do desaparecimento de muitas outras espécies, tanto animais como vegetais....
Penso que a grande maioria das pessoas está-se nas tintas para isso. Somos muito egoístas e vivemos para o imediato...
Eu, confesso, tb nao tenho uma grande preocupação com o futuro, acredito na teoria de Darwin da evolução das espécies, ou seja na sua adptação ao meio. Claro que qd o habitat muda drasticamente, não ha adaptaçao nenhuma que resista e subsista...
Mas a mim, vale-me a empatia por tudo o que é vivo e que comigo convive diariamente. Sinto que devo respeitar todos os restantes ciclos de vida, como gosto que respeitem a mim. Hoje tive que matar formigas, estava uma invasão delas na comida do cão e no terraço, tive que fazer um esforço para não pensar na família delas, e não imaginar um gigante de botas gigantes a chegar à aldeia de meus pais e numa peugada matar varias familas inteiras...
Temos que nos alimentar e temos que nos defender, só isso justifica que matemos qualquer ser vivo ou lhe danifiquemos o habitat! Seja um ser vivo humano, seja um animal irracional ou mesmo um ser vegetal.
O planeta Terra... é "apenas" a casa. O que importa são os habitantes dela....


fatima



1 comentário:

mfc disse...

Bem... é precisamente mais ou menos assim!
Estamos mesmo lixados!
Beijinhos,