domingo, maio 02, 2010

Dia da MÃE

Palavras para a Minha Mãe





mãe, tenho pena. esperei sempre que entendesses

as palavras que nunca disse e os gestos que nunca fiz.

sei hoje que apenas esperei, mãe, e esperar não é suficiente.

pelas palavras que nunca disse, pelos gestos que me pediste

tanto e eu nunca fui capaz de fazer, quero pedir-te

desculpa, mãe, e sei que pedir desculpa não é suficiente.


às vezes, quero dizer-te tantas coisas que não consigo,

a fotografia em que estou ao teu colo é a fotografia

mais bonita que tenho, gosto de quando estás feliz.

lê isto: mãe, amo-te.

eu sei e tu sabes que poderei sempre fingir que não

escrevi estas palavras, sim, mãe, hei-de fingir que

não escrevi estas palavras, e tu hás-de fingir que não

as leste, somos assim, mãe, mas eu sei e tu sabes.

*




Poema de José Luís Peixoto

2 comentários:

Unknown disse...

...Ora cá estou eu na minha leitura de fim de dia... dia mto bom, rodeada de todos k amo onde se inclui esta minha boa amiga.
Espero k o resto da noite junto da sua flor tenha sido mto bom.
Um grande beijo para as duas.
Nêta

Anónimo disse...

mãe, a minha parte de mim é. parte inteira. parte principal, parte sem a qual não sou... e mais, não quero ser.
a minha, fui eu q a escolhi.
beijos de irmã
Kerli